Análise Fun ✦✦ Você sabe a importância dos exercícios coordenativos para a sua corrida?

08/04/2020 22:58
Lucas Trevelin "Dibrê"*
 
Corredores e corredoras, vocês fazem algo antes de começar a correr? O que tem no aquecimento de vocês?
 
Muitos praticantes, por falta de conhecimento ou por não sentir necessidade, não incluem alguns elementos essenciais ao seu treinamento, não fazendo uso do aquecimento e já iniciando a sessão com a parte principal, que é a corrida.
 
Sabendo da importância de se realizar um bom aquecimento abordaremos aqui um componente que necessita de uma atenção especial durante seu aquecimento: os exercícios coordenativos.
 
O que são?
Os exercícios coordenativos ou educativos de corrida são exercícios geralmente realizados em linha reta, em espaços de 20m a 80m e que consomem em média 6 a 10 minutos do aquecimento (que engloba outros componentes).
 
Para que serve?
Tais exercícios têm o objetivo de melhorar a eficiência da mecânica da corrida (técnica), gerando economia de energia na realização do movimento, evitando lesões e ainda melhorando a coordenação motora.
 
Como ele me ajuda?
A economia de energia através do movimento é importante pois o corpo dissipa menos energia com movimentos biomecanicamente fora dos padrões, restando mais energia usada na demanda energética necessária durante a corrida. Uma boa coordenação motora entre os membros superiores e inferiores que, junto com uma boa amplitude da passada, permitem que o ritmo da corrida seja adequado.
 
Além disso, a técnica mal empregada na corrida pode gerar desequilíbrios musculoesqueléticos, podendo causar lesões em quem as pratica, ou seja, os exercícios coordenativos podem sim prevenir lesões!
 
Por fim, com a técnica correta e uma boa coordenação motora garante uma correta seleção muscular, uma correta aplicação e sequencia nas entradas dessas forças durante a corrida.
 
Onde encontro tais exercícios?
Nós da Fun Sports possuimos uma playlist no YouTube na qual se pode encontrar dezenas de exercícios e ainda uma rotina de aquecimento pronta. Dê uma conferida no vídeo abaixo.
 
 
(Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, o ponto de vista do VaiCorrendo.com)
 
 
*Lucas Trevelin, o "Dibrê", é professor na Fun Sports Equipe de Corrida. Assine o canal no YouTube e saiba mais sobre a assessoria nas "páginas amarelas" do VaiCorrendo.com clicando aqui.
 
 

Contato

Jornalista Responsável
Rafael Gonçalves | Mtb. 44.929
vaicorrendo@vaicorrendo.com