Pandemia de Coronavirus afeta corridas pelo mundo e 10 km de Santos é adiada; veja lista

13/03/2020 08:17
Rafael Gonçalves/VaiCorrendo.com
 
Devido ao risco eminente do aumento de casos do Coronavirus, diversos eventos de corrida de rua pelo mundo estão sendo adiados ou cancelados. E as provas brasileiras começaram a ser afetadas. A 35ª edição da 10 KM Tribuna FM-Unilus, tradicional prova de Santos (foto), foi adiada para o dia 15 de novembro. Já a Meia das Torres, que seria realizada neste domingo (15) em Brasília, foi cancelada quatro dias antes de sua realização.
 
Em Santos, a 10 KM Tribuna reuniu 20 mil atletas em 2019 e estava marcada para o dia 17 de maio. Os organizadores, no entanto, decidiram pela mudança pensando nos atletas e na comunidade em geral, uma vez que a prova atrai um grande público também acompanhando o percurso.
 
"É a decisão mais sensata a se tomar nesse momento. Temos de pensar nos atletas, no público que acompanha o evento, nos patrocinadores envolvidos e na cidade", afirmou o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, explicando que a decisão foi fundamentada, entre outras razões, na declaração emitida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de estado de pandemia, e na orientação das mais diversas autoridades de saúde do País, no sentindo de que as pessoas evitem realizar nos próximos meses eventos que reúnam grande número de pessoas.
 
O Grupo Tribuna, responsável pelo evento, está oferecendo aos atletas inscritos duas opções: receber o dinheiro da inscrição de volta ou manter sua vaga assegurada para a prova no dia 15 de novembro, sem qualquer outro custo adicional. Caso a opção do atleta seja pela devolução do dinheiro da inscrição, o interessado entrar em contato pelo e-mail trieventos@grupo-tribuna.com ou pelo telefone (13) 2102.7156 e seguir as instruções.
 
Outras provas adiadas
No início de março a Maratona de Tóquio, no Japão, foi disputada somente entre os atletas de elite, sem a participação do público geral. Nos Estados Unidos, a tradicional Maratona de Nova York também não será realizada neste domingo (15). As Maratonas de Roma, na Itália, e Paris, na França, também anunciaram o cancelamento dos eventos. A prova italiana, que estava marcada para 29 de março, foi cancelada definitivamente. Já Paris, que seria dia 5 de abril, foi adiada para o dia 18 de outubro.
 
A lista de provas adiadas ou canceladas ainda envolve a Maratona de Hong Kong e Pyongyang. A Maratona de Boston, marcada para 20 de abril, e a Maratona de Londres, 26 de abril, correm o risco de serem canceladas ou adiadas a qualquer momento.
 
No Brasil, algumas empresas organizadores ainda não se manifestaram. Entre elas a Yescom, que realiza a Maratona Internacional de São Paulo. Até o fechamento deste texto a prova seguia mantida normalmente.
 
 
PROVAS AFETADAS
CIDADE CORRIDA SITUAÇÃO
Hong Kong-CHN Maratona de Hong Kong 08/02 - Cancelada
Tóquio-JPN Maratona de Tóquio 01/03 - Somente elite
Brasília-BRA Meia das Torres 15/03 - Sem Data
Nova York-EUA Maratona de Nova York 15/03 - Cancelada
Lisboa-POR Meia Maratona de Lisboa 22/03 - 06/09
Roma-ITA Maratona de Roma 29/03 - Cancelada
Paris-FRA Maratona de Paris 05/04 - 18/10
Pyongyang-KOR Maratona de Pyongyang 11/04 - Cancelada
Santos-BRA 10 KM Tribuna FM-Unilus 17/05 - 15/11

 

Foto: Divulgação Tribuna FM-Unilus
©Proibida a reprodução em outras mídias.

 

Contato

Jornalista Responsável
Rafael Gonçalves | Mtb. 44.929
vaicorrendo@vaicorrendo.com